Açores: Bispo de Angra pede aos Romeiros de São Miguel para rezarem pelo Papa Francisco

D. Armando Esteves Domingues pede também uma oração especial pela paz «em todos os lugares da terra»

Angra do Heroísmo, Açores, 25 fev 2025 (Ecclesia) – O bispo de Angra entregou 12 intenções aos ranchos de romeiros que vão peregrinar, durante o tempo litúrgico da Quaresma, este ano a partir de 8 de março, onde se destaca a oração pela saúde do Papa Francisco.

“Oxalá, este caminho de penitência e conversão vos traga a alegria do Crucificado/Ressuscitado e possais cantar o mais belo Aleluia Pascal das vossas vidas com as famílias, amigos e comunidades paroquiais”, deseja D. Armando Esteves Domingues, nas intenções do pedido de oração feito aos romeiros, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’.

As Romarias Quaresmais de São Miguel vão realizar-se de 8 de março, desde o primeiro sábado da Quaresma, até dia 17 de abril, Quinta-feira Santa, vão sair em peregrinação 55 ranchos.

O bispo de Angra, nas 12 intenções que divulgou para as Romarias Quaresmais 2025, pede aos romeiros que rezem pelo restabelecimento da saúde do Papa Francisco, e também que façam uma oração especial pela paz “em todos os lugares da terra”, especialmente na “Ucrânia e Terra Santa”.

D. Armando Esteves Domingues não esquece “as famílias que passam dificuldades e pelos seus filhos”, “os jovens que caíram nas garras das dependências e vivem sem esperança”, nem as “autoridades e governantes”.

“Unidade e fidelidade dos casais da nossa diocese; santidade dos sacerdotes e religiosas; vítimas de violência doméstica ou no namoro e todas as vítimas de qualquer abuso”, estão também presentes nas intenções do bispo de Angra.

Aos romeiros é pedido que rezem ainda pelos jovens à procura do primeiro emprego, pelos idosos, pelos párocos e pelos leigos empenhados nas paróquias, e pelos “bons frutos do Jubileu da Esperança nas nove ilhas” dos Açores.

Cada grupo de romeiros – o romeiro com um xaile, lenço, bordão e terço – percorre a ilha de São Miguel durante uma semana, visita o maior número de igrejas e ermidas dedicadas a Nossa Senhora, além de outros templos sob outras invocações, sempre com mar pela esquerda, cantando e rezando em todo o percurso, e dormem em casas particulares ou em salões paroquiais.

“Em cada dia rezarei pelo Movimento ‘Romeiros de S. Miguel’ e por cada um dos que fazem a romaria este ano. Peço que Maria Santíssima vos acompanhe e leve a Jesus as vossas intenções”, acrescenta D. Armando Esteves Domingues, que vai estar unido aos ranchos de romeiros, divulga o portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O retiro anual dos romeiros centrou-se na ‘Romaria: tempo e passos de esperança, que dá tema às romarias 2025’, no dia 26 de janeiro, na Escola Secundária da Lagoa, na ilha de São Miguel.

O Grupo Coordenador dos Romeiros de São Miguel propõe aos ranchos uma reflexão sobre a Oração do Pai-Nosso, ao iniciar a caminhada diária, a meditação foi preparada pelo assistente espiritual do movimento, o padre Francisco Rodrigues, romeiro e assistente do Rancho dos Fenais da Ajuda.

Este grupo coordenador, nas recomendações para as Romarias Quaresmais 2025, como sobre “o comportamento na hora do recolhimento”, nos locais de acolhimento, alerta para o “uso indevido do telemóvel, sobretudo de ‘lives’”, a “sistemática captação de imagens” não permite usufruir do recolhimento de uma peregrinação.

“As 24 horas de cada um dos 8 dias da Romaria Quaresmal são Tempo de peregrinação, que deve ser aproveitado para uma experiência intima com o nosso bom Pai. Necessita de retiro, de silêncio, de simplicidade, de espera, de escuta, de austeridade, de contenção, de oração, de penitência, de autoexame, de partilha, de misericórdia, de comunhão, da ausência de exageros, ostentação, vaidades e egoísmos”, explicam, indicando que poderá também “condicionar em muito” essas vivências a “captação de imagens por agentes exteriores” à romaria.

As tradicionais romarias da Quaresma tiveram origem na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI na ilha de São Miguel.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top