D. João Lavrador deixa mensagem para novo ano pastoral, que começa a 2 de outubro
Angra do Heroísmo, Açores, 19 set 2016 (Ecclesia) – O bispo de Angra apelou a um reforço do empenho na Pastoral Social, na ajuda aos mais desfavorecidos e excluídos, numa nota pastoral de abertura do novo ano onde destaca qual o papel dos cristãos e sacerdotes.
“Que cada cristão da nossa diocese se sinta fortalecido na sua fé, se renove nas fontes da esperança e que sinta o apelo a dedicar-se ao serviço dos mais frágeis da nossa sociedade” escreveu D. João Lavrador, na nota publicada na página da diocese açoriana na internet.
Segundo o bispo de Angra cada ano que começa “é sempre tempo de renovação, de entusiasmo e de novos compromissos” e, “como já foi sobejamente noticiado”, a diocese vai empenhar-se no “conhecimento real das situações de pobreza e marginalidade” e oferecer a melhor resposta possível “aos problemas com que se enfrentam”.
“Contamos com todas as instituições que generosamente e com elevado empenho se dedicam a socorrer os mais necessitados, mas queremos também despertar as comunidades cristãs para que se dê a mesma atenção à dimensão da caridade como se deve dar à dimensão do anúncio e à dimensão da liturgia”, desenvolve D. João Lavrador.
Para o prelado muitos problemas vão resolver-se se as comunidades cristãs tornarem-se “mais fraternas e com espírito de partilha”.
Na nota pastoral de abertura de ano o bispo diocesano assinala que no contexto da pastoral social “reveste-se da maior importância a família” e adianta que vão atender também em “perspetiva evangelizadora à piedade popular” que é “rica e expressiva” nos Açores.
D. João Lavrador refere-se ainda aos leigos, a quem “compete a evangelização do mundo” e pede que tenham “um papel muito ativo” na pastoral social, e aos sacerdotes pedindo que “animem as suas comunidades” e dediquem atenção à sua formação.
No documento, o prelado apela a que o dia 2 de outubro seja “o dia da proclamação do início do ano pastoral” e se dê a conhecer o respetivo programa pastoral.
No sítio online da Diocese de Angra, está também disponível o programa pastoral diocesano que tem como lema ‘Fazei o que Ele vos disser’ (Jo. 2,5), a frase da mãe de Jesus nas Bodas de Caná, escolhido no âmbito do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima (1917-2017) no qual a diocese “terá de se associar e participar”.
D. João Lavrador, observa que o programa “só alcançará o seu objetivo” se for um instrumento para “promover a unidade e a comunhão” entre todos os diocesanos proporcionando também a participação e a corresponsabilidade “na missão da Igreja ao serviço do mundo”.
CB