D. António de Sousa Braga marcou presença nas celebrações do Dia Mundial da Juventude que decorrem na ilha de São Jorge
Ribeira Seca, São Jorge, 12 abr 2014 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. António de Sousa Braga esteve hoje nas celebrações do Dia Mundial da Juventude, na ilha de São Jorge, onde convidou os jovens a não se deixarem seduzir pela “cultura do consumo”.
“Procurai ser livres em relação às coisas. O Senhor chama-nos a um estilo de vida evangélico caracterizado pela sobriedade, chama-nos a não ceder à cultura do consumo… Mesmo para superar a crise económica, é preciso estar prontos a mudar o estilo de vida, a evitar tantos desperdícios. Como é necessária a coragem da felicidade, também é preciso ter a coragem da sobriedade”, disse D. António de Sousa Braga segundo relata o portal da diocese.
O bispo de Angra propôs aos jovens como itinerário preparatório e formativo para o próximo encontro mundial da Juventude, em Cracóvia, no ano de 2016, uma meditação sobre as bem aventuranças e a “novidade revolucionária que elas transportam”.
“As bem-aventuranças de Jesus são portadoras duma novidade revolucionária, dum modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pelos mass media, pelo pensamento dominante … Tende a coragem de ir contra corrente”, desafiou D. António de Sousa Braga.
É a sétima vez que esta ilha açoriana celebra o Dia Mundial da Juventude, mas este ano contou com uma novidade: o envolvimento de toda a comunidade, promovendo a participação e o convívio inter-geracional, numa série de eventos de natureza religiosa, social e cultural, que se realizam ao longo deste sábado.
Durante a tarde de hoje os vários grupos etários e de diferentes géneros culturais “vão desfilar no palco criado para a celebração do Dia Mundial da Juventude, mostrando e exibindo trabalhos desenvolvidos no teatro, na música, na dança ou na poesia”, terminando o dia com “um concerto do padre Jason Gouveia, que vai apresentar o seu primeiro CD Cristo Reina”, explica o portal da Diocese de Angra.
As celebrações do Dia Mundial da Juventude na Diocese de Angra vão continuar no dia 11 de maio, altura em que o serviço diocesano da pastoral juvenil vai recriar a visita de João Paulo II a Ponta Delgada, há 23 anos, evocando assim a memória do Papa que vai ser canonizado no próximo dia 27 de abril.
MD