No encontro emergiram temáticas como a «desertificação» e «envelhecimento» das paróquias e a «superficialidade» da vivência cristã
Angra do Heroísmo, Açores, 04 nov 2016 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. João Lavrador, encontrou-se esta quinta-feira com um grupo de sacerdotes diocesanos da nova geração, para se inteirar das suas dificuldades e desafios.
De acordo com o portal diocesano “Igreja Açores”, tratou-se de um encontro “muito útil e proveitoso” para o bispo e para o clero mais jovem, uns com 10 anos de sacerdócio e outros com apenas meses de ordenação.
Muitas vezes, realçou D. João Lavrador, entre “o sonho de quem sai do seminário e a realidade concreta” que se encontra “nas comunidades” há um “desfasamento” que pode levar ao desânimo se os pastores não forem devidamente apoiados na sua missão.
Entre os principais problemas que foram debatidos emergiram temáticas como a “desertificação” e “envelhecimento” das paróquias; a “superficialidade” da vivência cristã expressa muitas vezes apenas na “religiosidade popular” e no “acessório em vez do essencial”.
“É um desafio ao qual temos de dar resposta e é curioso ver como é que os padres mais novos olham para o problema (…) É preciso estarmos próximos, escutá-los e compreendê-los, pois, juntos percebem que afinal os problemas que enfrentam são comuns a outras paróquias e a outros colegas”, salientou o responsável católico.
O evento, que decorreu no Seminário Episcopal de Angra, contou com a presença de 15 jovens sacerdotes ordenados entre 2006 e 2016 e aconteceu no dia em que se assinalou os 482 anos da criação da diocese açoriana.
Este convívio entre o bispo e os padres mais jovens nasceu da exortação apostólica “Dar-vos-ei pastores” (1992) que o Papa João Paulo II dedicou à formação dos sacerdotes.
JCP