Açores: Bispo apela a vencer a «globalização da indiferença» na Quaresma

Renúncia quaresmal reverte para comunidades da Ilha do Fogo, Cabo Verde

Angra do Heroísmo, 13 fev 2015 (Ecclesia) – O bispo de Angra afirmou na Mensagem para Quaresma que a comunidade cristã deve resistir à "espiral de indiferença" e informou que a renúncia da diocese vai ser entregue à população da Ilha do Fogo, em Cabo Verde.

“A Quaresma será tempo favorável da misericórdia divina, na medida, em que formos misericordiosos uns para com os outros. Começando por quem mais precisa, mesmo que menos mereça. É que a verdadeira misericórdia é gratuita. Vence o mal com o bem”, escreveu D. António de Sousa Braga.

O prelado de Angra apontou pistas e iniciativas para que a comunidade açoriana não se deixem “absorver” pela “espiral de indiferença” mundial que o Papa Francisco alerta na sua mensagem para a Quaresma.

Neste contexto, recordou a iniciativa ’24 horas para o Senhor’ e o apelo do Papa Francisco para que tenha dimensão mundial nos dias 13 e 14 de março, “trata-se de ligar esta iniciativa ao tradicional ‘Laus-Perenne’”, escreveu o bispo.

Este momento de oração é promovido pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização e inclui momentos de oração, confissões, anúncio do Evangelho e vigílias em igrejas no centro de Roma.

“Nós precisamos, mas não podemos esquecer quem precisa mais do que nós”, alertou D. António de Sousa Braga sobre a renúncia quaresmal ser endereçada para as populações “atingidas pelas consequências de uma erupção vulcânica”, que causou “muitos estragos materiais”, na Ilha do Fogo, em Cabo Verde.

“Vamos procurar, ao longo desta Quaresma, renunciar a algo, para que o resultado obtido até Domingo de Ramos constitua uma ajuda significativa para as famílias sinistradas”, apelou o bispo de Angra.

Em 2014 a renúncia quaresmal somou: 13. 426,13€ – treze mil quatrocentos e vinte e seis euros e treze cêntimos).

“Não nos deixemos vencer em generosidade! Sejamos solidários e generosos!”, frisou na mensagem publicada no sítio online diocesano Igreja Açores.

Durante a Quaresma 2015 também se realiza a ‘Semana da Cáritas’, com o tema «Um só coração, uma só família humana», de 2 a 8 de Março, com o habitual peditório nacional.

“A Caritas é o serviço oficial da Igreja, em apoio à ação social que vai para além da simples ajuda material. É de toda a importância apoiar essa ação e desenvolver uma rede de intercâmbio e de colaboração com a Caritas Diocesana”, desenvolveu o bispo de Angra.

D. António de Sousa Braga explicou ainda que o caminho da perfeição humana é o do “amor que tem a sua máxima expressão na misericórdia”.

“É a capacidade de se ‘compadecer; padecer-com”, isto é, ser capaz de se pôr no lugar do outro, assumindo a sua situação”, destacou ainda contra a necessária “globalização da indiferença”.

A Quaresma que se inicia com a celebração de Quarta-feira de Cinzas (18 de fevereiro, em 2015), é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

CB/

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top