Açores: Bens móveis da igreja Matriz de Vila do Corvo vão ser classificadas de «interesse público»

Objetivo é “valorização e salvaguarda” do património regional

Corvo, Açores 19 ago 2013 (Ecclesia) – A Direção Regional da Cultura do Governo dos Açores começou o processo para classificar seis esculturas, da igreja Matriz de Vila do Corvo, nos Açores, de interesse público.

Com este processo de classificação a Direção Regional da Cultura “pretende assegurar a preservação das imagens em causa e do seu inestimável valor cultura”, explica no sítio do Governo Regional dos Açores na internet.

As seis imagens da igreja Matriz do Corvo, dos séculos XVII e XVIII, que a Direção Regional da Cultura pretende classificar de património de interesse público representam a Nossa Senhora da Conceição, a Nossa Senhora dos Milagres, São Bento – também conhecido por Santo Antão, São Pedro, um Crucifixo e o Senhor Morto.

A imagem mais antiga é a de Nossa Senhora dos Milagres, de 1570, feita na Flandres, na Bélgica, e a imagem mais recente, a do Senhor Morto, foi adquirida por volta do ano 1877.

Atualmente os bens móveis da igreja Matriz de Vila do Corvo encontram-se no altar-mor e na sacristia e, na sua maioria, não se conhece o autor.

Segundo a Direção Regional da Cultura do Governo dos Açores as imagens são um conjunto “de assinalável interesse histórico” por isso pretendem a sua “valorização e salvaguarda”, explica.

CB/LS

Partilhar:
Scroll to Top