Açores: Amor gratuito e solidariedade são armas contra jogos de poder

Bispo de Angra apelou na homilia de Natal à construção de um caminho mais justo

Angra do Heroísmo, 26 dez 2013 (Ecclesia) – O bispo de Angra, D. António de Sousa Braga pediu, na homilia de Natal, que os cristãos construam um caminho de justiça, amor e paz, “fora dos jogos de poder que dominam o mundo”.

“A partir de Belém põe-se em marcha uma nova sociedade não dominada pelo apego aos bens materiais, necessários, mas que não se podem tornar a única finalidade da vida humana. O Mistério do Natal é o outro reverso da medalha, na história da humanidade, o Deus, feito homem, segue o caminho do amor gratuito e solidário, fora dos jogos de poder que dominam o mundo”, disse D. António de Sousa Braga na homilia da missa de Natal que decorreu na Sé de Angra do Heroísmo, nos Açores.

D. António de Sousa Braga apelou à simplicidade e à verdadeira solidariedade com espírito de sacrifício “tal como Jesus que nasceu, se fez homem e morreu na cruz por amor”, lembrando que “no meio de toda esta crise, podemos e devemos esperar dias melhores, mas isso não acontecerá sem o nosso sacrifício, sem o nosso empenho e entrega, sem a sobriedade de vida, que torna possível a partilha e entreajuda, a justiça e a equidade”.

O bispo de Angra apelou ainda a uma fé “pura e sem falsos apoios” porque “só assim começa a aparecer o verdadeiro rosto do Deus da Bíblia: um Deus que interpela, que incomoda e que desafia”.

D. António de Sousa Braga celebrou missa de Natal também na ilha Terceira na Gruta de Natal, com a Associação “Os Montanheiros”, cumprindo uma tradição iniciada em 1969 quando o Patriarca das Índias, o açoriano D. José Vieira Alvernaz, celebrou no local no dia 25 de dezembro.

Na missa presidida por D. António de Sousa Braga, participaram o grupo de jovens de São Mateus, que animou os cânticos e o agrupamento 492 do CNE, informa uma nota publicada na página da internet da diocese de Angra.

A Gruta do Natal localiza-se junto aos Picos Gordos, na Reserva Florestal Natural da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros.

MD

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top