Bispo que tutela Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais convida a participar na V Jornada diocesana de Comunicação, dedicada ao tema «Redes Sociais: itinerários para o encontro»
Angra do Heroísmo, Açores, 24 out 20149 (Ecclesia) –O bispo de Angra, D. João Lavrador, afirmou que as redes sociais, tendo um risco associado, pelo “bom ou mau uso”, são “hoje decisivas” e um bom promotor contra a “exclusão e marginalização”.
“As redes sociais hoje são decisivas e temos de fazer este debate que é um desafio permanente e exigente”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, convidando a participar na V Jornada Diocesana de Comunicação, nos Açores, dedicada ao tema «Redes Sociais: itinerários para o encontro».
O bispo de Angra admite que o ambiente digital possa ser “de risco” mas reconhece ser uma “realidade boa que pode ter um mau uso”.
“As redes sociais têm esse risco e tornam-no muito presente”, afirmou em declarações ao portal Igreja Açores, sublinhando, por isso, a missão dos cristãos, em particular dos mais jovens, para tornar o digital um ambiente “de comunhão e de fraternidade, promotor de uma humanidade onde não haja lugar à exclusão e à marginalização”.
A pertinência da V Jornada incide sobre a importância da “reflexão conjunta” em ordem a fazer “despertar a pessoa para o encontro com os outros e nunca para o seu isolamento”.
D. João Lavrador quer imprimir no ambiente digital uma “cultura” marcada pelo “Evangelho”.
“A comunicação é uma realidade de primeira linha na defesa de valores humanos, sociais e culturais, como sejam a democracia, a liberdade e o bem comum, valores que defendemos e que a comunicação social também defende”, sublinhou.
O responsável diocesano convoca para este trabalho a pastoral juvenil e a pastoral das comunicações sociais, já presentes neste ambiente digital, mas convidadas a reforçar o seu trabalho pois, indica, “o caminho é exigente e sempre em permanente atualização”.
A V Jornada diocesana de comunicação, que tem hoje início, vai reunir especialistas, académicos e jornalistas sobre a temática das redes sociais e, com entrada livre, é aberta a todos os interessados.
LS