Açores: A comunicação como «ponte para a inclusão»

Bispo D. João Lavrador encerra jornadas diocesanas da comunicação

Angra do Heroísmo, Açores, 04 nov 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Angra promove hoje as suas Jornadas de Comunicação Social e propõe como debate a responsabilidade dos jornalistas e dos media na “promoção de uma sociedade com valores cristãos”, no Seminário Episcopal de Angra.

“Refletir sobre a comunicação e a responsabilidade social da informação veiculada pela comunicação social na construção de uma sociedade assente em valores, que promova a integração e coesão social, é um desafio a que todos somos chamados”, explica o Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja.

Neste contexto, os organizadores que dinamizam as II Jornadas de Comunicação Social na Diocese de Angra assinalam que a Igreja tem “procurado promover um diálogo aberto e profícuo com a sociedade”, desde o Concilio Vaticano II.

O Serviço Diocesano da Pastoral das Comunicações Sociais da Igreja nos Açores destaca que convidou “especialistas e profissionais” da comunicação para darem o seu testemunho para o debate ‘Comunicação: uma ponte para a inclusão’, no Seminário Episcopal de Angra.

Segundo o programa divulgado as jornadas vão começar com a conferência ‘Dos media à comunicação: dos muros às pontes’, com o professor da Universidade do Minho Manuel Pinto, e depois continuam com a mesa redonda sobre o ‘Papel informativo e formativo da Comunicação Social na construção de uma  Sociedade com valores’, com os jornalistas Carina Barcelos (Lusa/DI);  Osvaldo Cabral (Diário dos Açores) e Rui Gonçalves (Incentivo).

De tarde realiza-se uma segunda mesa redonda com os assessores de imprensa Pedro Ferreira e Paulo Barcelos com o jornalista e investigador Armando Mendes vão falar de ‘Informação: uma ponte para a inclusão ou para a exclusão’.

As jornadas terminam com a conferência do professor de Filosofia Viriato Soromenho-Marques, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e a apresentação de conclusões com uma intervenção do bispo de Angra, D. João Lavrador.

A Diocese de Angra, no seu sítio online, informa que as jornadas são de “entrada livre” no Seminário Episcopal de Angra, em Angra do Heroísmo na ilha Terceira.

“O evento quer ainda refletir sobre a partilha e divulgação de conteúdos, bem como o contributo de cada estrutura ou meio de comunicação social para esse trabalho”, acrescenta o sítio de informação diocesano ‘Igreja Açores’.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top