Angra do Heroísmo, Açores, 02 jun 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima nos Açores vai levar 23 crianças à sua peregrinação ao Santuário de Fátima, a 9 e 10 de junho.
“Para as nossas crianças é também uma oportunidade de alargar horizontes. Nós somos pequenos, só o mar é grande e quando eles chegam ao Santuário e percebem a dimensão do espaço também se apercebem da universalidade da Igreja”, disse o assistente espiritual diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF).
Ao sítio online ‘Igreja Açores’, o padre Júlio Rocha revelou que está a preparar esta peregrinação há mais de duas semanas e as crianças já estão “imbuídas no espírito”
O grupo de 23 crianças, 15 da Ilha de São Miguel e oito da Ilha Terceira, entre os 10 e os 12 anos, vão ser acompanhados por cinco adultos, entre catequistas e responsáveis diocesanos do MMF.
Para além de participarem no programa oficial do encontro nacional, no dia 10 de junho no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, as crianças açorianas vão visitar os “dois museus de cera com a história de Jesus e a história de Fátima” e os locais das aparições do anjo.
No Dia do Anjo de Portugal, a peregrinação das crianças tem como tema ‘Rezai, rezai muito’ e a Eucaristia às 11h00 vai ser presidida por D. Francisco Senra Coelho, bispo auxiliar de Braga.
Segundo a comissão organizadora do Movimento da Mensagem de Fátima, o tema deste ano centra-se na aparição de Nossa Senhora em agosto, nos Valinhos, onde insistiu com os pastorinhos que rezassem e fizessem sacrifícios.
“Sublinhamos, assim, o mistério da nossa intercessão junto de Deus, a favor de outros, algo que as crianças poderão perceber a partir da experiência da intercessão da mãe junto do pai: quando querem qualquer coisa do pai, muitas vezes dizem à mãe para pedir ao pai o que elas desejam”, explica o MMF.
A Peregrinação das Crianças começou nos 60 anos das Aparições de Nossa Senhora, em 1977, e a Diocese de Angra participa desde 1995.
IA/CB/OC