O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão, revelou hoje que está iminente um acordo entre a instituição e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).
“Há boas notícias sobre isso, espera-se que brevemente possa ser assinado esse acordo que ultrapasse pontos polémicos, questionáveis, concretamente pela União das Misericórdias Portuguesas”, anunciou o padre Manuel Morujão, numa conferência de imprensa sobre o decurso dos trabalhos da Assembleia Plenária da CEP, que está a decorrer em Fátima.
Aos jornalistas, este responsável disse não ter presente os pontos do acordo, frisando, contudo, que o documento foi “dialogado” entre os presidentes da CEP e da UMP.
“Tem havido boa vontade para encontrar umas bases de compromisso em que aqueles pontos por ventura polémicos sejam esclarecidos e sejam aceites”, acrescentou o secretário da CEP, explicando que a tutela das Misericórdias é “uma decisão que ultrapassa” a Conferência Episcopal, “mas que vem da Santa Sé”.
Para o responsável, “o que nos interessa a nós, mais do que pormenores jurídicos, é o serviço que ambos querem prestar aos mais desfavorecidos”.
“Felizmente estamos do mesmo lado, na mesma margem, na mesma trincheira, para combater a pobreza, para combater os males sociais e, portanto, certamente que acabaremos por assinar esse tal acordo”, declarou.
Redacção/Lusa