Bispos associam-se a dia de luto nacional

Lisboa, 04 set 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou hoje uma mensagem de solidariedade às vítimas do acidente de quarta-feira no Elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 17 mortos e 21 feridos.
“A Conferência Episcopal Portuguesa manifesta a sua profunda dor e solidariedade para com as vítimas do grave acidente ocorrido ontem, no Elevador da Glória em Lisboa, e assegura a sua proximidade orante a todos os feridos, bem como aos familiares e amigos daquelas que perderam a vida”, refere o texto, enviado à Agência ECCLESIA.
O Governo português decretou para hoje um dia de luto nacional, a que a CEP se associa, convidando “à oração particular e comunitária pelas vítimas mortais deste trágico acidente e pelo sofrimento das suas famílias e amigos, para que encontrem esperança e ânimo na reconstrução do futuro”.
“Quem puder está convidado a participar na Missa pelas vítimas do acidente presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, na Igreja de São Domingos (ao Rossio em Lisboa), nesta quinta-feira, pelas 19h00”, acrescenta a nota.
A Conferência Episcopal manifesta ainda o seu reconhecimento a todos os profissionais e voluntários que prestaram o socorro imediato às vítimas e a todos os que, direta ou indiretamente, foram afetados por esta tragédia.”
O Governo decretou para esta quinta-feira um dia de luto nacional pela tragédia.
“O Governo e o primeiro-ministro lamentam profundamente o acidente ocorrido esta tarde no elevador da Glória, em Lisboa, e exprimem a sua profunda consternação e solidariedade às vítimas e suas famílias”, refere um comunicado do gabinete de Luís Montenegro.
Já Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa apresentou “o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes”.
Na sequência do acidente, a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal pelas vítimas, apresentando “sentidas condolências a todas as famílias e amigos das vítimas”.
A União das Misericórdias Portuguesas manifestou o seu” profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido ontem com o Elevador da Glória, em Lisboa, que vitimou mortalmente vários cidadãos, entre os quais colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”.
“Neste momento de dor e consternação, endereçamos à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, assim como a todas as famílias enlutadas, amigos e colegas, a nossa mais sentida solidariedade”, assinala uma nota de pesar divulgada online.
OC