D. Américo Aguiar e D. Sérgio Dinis publicam notas de pesar, após tragédia em Lisboa

Lisboa, 04 set 2025 (Ecclesia) – O cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, deixou uma mensagem de solidariedade às vítimas do acidente de quarta-feira no Elevador da Glória, em Lisboa, que provocou 17 mortos e 21 feridos.
“Os meus sentidos pêsames às famílias das vítimas (além de portugueses, da Alemanha, de Espanha, da Coreia, Cabo Verde, Canadá l, Itália, Suíça e Marrocos) e à Cidade de Lisboa. Peço a todas as paróquias da Diocese de Setúbal que nas celebrações do próximo domingo tenham presentes estas irmãs e irmãos falecidos bem como os que estão feridos”, escreve o responsável católico.
O bispo de Setúbal deixa ainda uma palavra de “gratidão e homenagem” a “todas as entidades públicas e privadas bem como aos cidadãos anónimos que rapidamente socorreram as vítimas”.
“À grande família da Carris uma palavra de solidariedade e também de oração pelos trabalhadores envolvidos e por todos os colegas”, escreve D. Américo Aguiar.
Também D. Sérgio Dinis, bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, publicou uma para manifestar o seu “profundo pesar pelo trágico acidente”.
“Estamos em oração pelas vítimas mortais e pelos seus familiares, a quem dirigimos as nossas mais sentidas condolências, e também por todos os feridos, para que possam recuperar e encontrar força neste momento”, refere o texto, divulgado pelo Ordinariato Castrense.
“Unimo-nos em oração à cidade de Lisboa e a toda a Igreja neste momento de luto, na esperança da ressurreição”, acrescenta a nota.
O Governo português decretou para hoje um dia de luto nacional.
O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai presidir hoje, a uma Missa pelas vítimas do acidente, às 19h00, na Igreja de São Domingos (Rossio).
OC