Abusos Sexuais: Vaticano diz-se pronto a colaborar com comité das Nações Unidas

Lisboa, 11 jul 2013 (Ecclesia) – O Vaticano mostrou-se disponível para colaborar com a Comissão das Nações Unidas para os Direitos da Criança, a qual pediu “informações detalhadas” sobre casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero e em instituições religiosas.

Este organismo da ONU trata da aplicação da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) e enviou uma lista com 19 questões à Santa Sé, com solicitação de resposta até 1 de novembro.

O pedido tem em vista a audição periódica que vai ter lugar em janeiro do próximo ano, o que acontece com todos os países que ratificaram a convenção.

Monsenhor Massimo De Gregori, da missão diplomática da Santa Sé em Genebra, Suíça, onde está sediada a comissão, declarou ao portal ‘Vatican Insider’ que a Secretaria de Estado do Vaticano vai preparar as respostas

“Não pode ser negado que houve abusos, mas é importante que esta iniciativa não se limite exclusivamente à Santa Sé”, observou.

O diplomata falou em factos “inegavelmente graves”, mas advertiu para a sua possível instrumentalização.

O Papa publicou hoje um decreto (motu proprio) que aprova a reforma do sistema penal no Estado do Vaticano e organismos da Santa Sé, que toma em consideração o que é definido na Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU, com uma “ampla definição da categoria dos delitos contra os menores”.

Entre estes contam-se “a venda, a prostituição, o recrutamento, a violência e atos sexuais com crianças, produção e posse de pornografia infantil”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top