A visita aos dois lugares de culto foi a conclusão do curso de «História e Teologia das Religiões»
Viana do Castelo, 10 jan 2023 (Ecclesia) – Os alunos do curso de História e Teologia das Religiões, promovido pela Escola de Teologia do Instituto Católico de Viana do Castelo, visitaram, este sábado, a Mesquita Central de Lisboa e o Mosteiro Budista Sumedharama.
Os cerca de 40 alunos foram recebidos pelo Imã, Sheik David Munir, e ouviram falar sobre os cinco pilares do islão: crença, oração, jejum, caridade e a peregrinação a Meca, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA
Num segundo momento, os participantes ouviram sobre a relevância que a Virgem Maria tem na tradição muçulmana, sendo que a Sura 3,42 do Alcorão afirma “Oh Maria, Deus te escolheu entre as mulheres de todos os universos”.
A visita guiada constou ainda duma explicação das práticas rituais do islamismo, da arquitetura da mesquita e dos outros espaços, para além da sala de oração.
Segundo o Imã, a maior parte da comunidade é formada por muçulmanos provenientes de países de língua portuguesa e, por isso, não se colocam problemas de integração social.
Após o almoço, os participantes seguiram para a Ericeira, onde foram recebidos por dois monges do Mosteiro Budista Sumedharama.
Ali foi-lhes explicado que aquele mosteiro é da tradição Theravada, proveniente da Tailândia e anterior à tradição do budismo do Dalai-Lama (Tibete) e ao budismo Zen (Japão).
O monge explicou aos presentes que o budismo procura a libertação da mente e dos pensamentos para atingir o Nirvana, “como quem retira a lenha da fogueira até ela se extinguir”.
O grupo de monges é formado por cinco ingleses e três portugueses e recebe hóspedes para tempos de meditação e retiro.
Esta visita aos dois lugares de culto foi a conclusão do curso de História e Teologia das Religiões.
LFS