«A Promessa e o Dom»: Congresso Europeu da COMIUCAP

Confederação de Instituições Católicas com Ensino da Filosofia Amanhã, dia 12 de Janeiro, Jean-Yves Lacoste, do Instituto Católico de Paris, fará uma conferência subordinada ao tema «Dom e Promessa» na Aula Magna da Faculdade de Filosofia da UCP, em Braga. Esta conferência insere-se no âmbito do Programa Integrado de Pós-Graduação e Doutoramento em Filosofia da Religião da Faculdade de Filosofia de Braga, constituindo ao mesmo tempo a conferência de abertura do Congresso Europeu da COMIUCAP – Confederação de Instituições Católicas com Ensino da Filosofia, congresso este que, entre Sábado e Domingo (13-14 de Janeiro) ocorrerá no Centro de Cultura da Casa da Torre, em Soutelo (Vila Verde). COMIUCAP A COMIUCAP (Conférence Mondiale des Institutions Universitaires Catholiques de Philosophie) é uma organização mundial que integra instituições universitárias católicas dedicadas ao ensino e à investigação em Filosofia, e foi criada, sob a liderança do Professor Philip Capelle, do Instituto Católico de Paris, por ocasião de um encontro de instituições congéneres realizado em Roma em Abril de 1999. A organização foi confirmada estatutariamente por ocasião da sua primeira Assembleia Geral, a qual teve lugar na sede da UNESCO, em Paris, em Março do ano 2000. Como tal, a COMIUCAP é uma emanação da FIUC, ou seja, da Federação Mundial das Universidades Católicas. O segundo Congresso Mundial da organização teve lugar em 2004, na Cidade do México. O próximo Congresso Mundial ocorrerá em 2008 em Manila, nas Filipinas. Entretanto cada continente deve organizar o seu congresso específico, sendo agora a vez de a Secção Europeia da COMIUCAP levar a efeito o seu Congresso Regional, congresso este que, organizado por João J. Vila-Chã, da Universidade Católica Portuguesa, terá lugar em Braga no próximo fim-de-semana, com sessões na Faculdade de Filosofia (Sexta Feira) e na Casa da Torre, em Soutelo (Sábado e Domingo). A parte científica deste Congresso vai ocupar-se essencialmente de algumas das questões mais centrais relativas ao entendimento filosófico da experiência religiosa do ser humano. Nesse sentido, o grande tema em debate será aquilo que podemos chamar de “Lógica do Dom”, ou seja, de um entendimento da realidade centrado no axioma de que cada um de nós, antes de ser o produto das suas próprias conquistas e esforços, tem na base do seu próprio ser a experiência da doação e da dádiva, pois o que somos é, no termo de todas as contas, aquilo que realmente nos é ou foi dado ser.

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