A pertinência social da Teologia

«A pertinência social da Teologia” é o tema de um encontro marcado para 20 e 21 de Novembro, no Porto, organizado por três leigos finalistas do mestrado integrado daquela área do saber. O encontro realiza-se no auditório do Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega, 22).

A iniciativa pretende contribuir para a divulgação de uma ciência que, em Portugal, está essencialmente ligada à formação dos padres, procurando igualmente as possibilidades e limites da sua relação com a cultura, artes, tradição e história, entre outras disciplinas.

«Compreende-se que a cultura teológica em Portugal se reduza a um conciso número de pessoas, confinada aos ambientes universitários e sacerdotais, talvez num ou outro meio extraordinário. Por isso mesmo, nestes meios, não são poucos os que afirmam a grande falta de formação teológica existente nas nossas comunidades e sociedade», salienta uma nota enviada ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura pela organização.

Os quatro painéis do encontro, seguidamente explicitados, partem da «esfera de conforto» do campo teológico-académico, lançando as bases para uma reflexão sobre “a pertinência social da teologia”.

“Possibilidades e limites do estudo da teologia”: A teologia como estudo e investigação nas universidades, nas bibliotecas e nos centros de investigação: como se dá esta relação com as outras ciências? Quais as potencialidades da interdisciplinaridade? Quais os limites que se impõem ao estudo, ao método e aos objectos teológicos? A teologia pode-se inserir actualmente no mapa das ciências humanas tal como as entendemos hoje?

“A pertinência social da teologia”: É viável falarmos hoje de pertinência social da teologia? Estará ela, de facto, sectarizada na esfera do privado e do religioso? Há credibilidade para se investir numa abertura social? Quais as necessidades e quais as consolações? Que procuras e ofertas?

“Teologia e sociedade, interseções”: Que relações, que convívios observamos entre teologia e sociedade? Pode-se falar de uma teologia imersa na sociedade? Tratar-se-á de teologia enquanto tal ou apenas elementos do religioso? Os dilemas humanos, o desenvolvimento social, o comércio e a economia, a criação artística, enfim, a vivência humana em sociedade, são lugar de relação para a teologia?

“A possibilidade de um lugar para uma dinâmica do estudo da teologia”: Que processos, que meios e objectos poderão ser introduzidos ou reforçados na dinâmica da investigação e do estudo teológico de modo a este não se confinar apenas ao diálogo interno de si para si mesmo, mas proporcionar um diálogo com a sociedade, vivendo com ela, contribuindo para a construção de um mundo mais fraterno e humano?

Programa
Dia 20 (sábado)
10h00 – Abertura
10h30 – Possibilidades e limitações do estudo da Teologia
José Carlos Alves, Sérgio Ribeiro Pinto; moderação: Roberto Gil
Almoço
15h00 – Pertinência social da Teologia
João Duque, Jorge Teixeira da Cunha; moderação: Cátia Tuna
17h30 – Intervalo
18h30 Missa
Jantar
21h00 – Teologia e Sociedade: Interseções
Ângelo Cardita, Teresa Toldy, Paulo Oliveira; moderação: Ângelo Cardita

Dia 21 (domingo)
10h00 – Lugar de uma dinâmica a partir do estudo da Teologia
António Matos Ferreira, Teresa Messias; moderação: Paulo Paiva
11h30 – Intervalo
12h00 – Encerramento

Partilhar:
Scroll to Top