A morte ensina a viver

Com o título «A morte ensina a viver – enfrentar saudavelmente o luto» da pena de vários autores e editado pela «Paulus», esta obra contempla a morte e o luto dos que sofrem a perda a partir de diversas perspetivas: a antropologia, a psicologia, a ética, a pastoral da saúde ou a liturgia são disciplinas que têm algo a dizer, algo que ajudará o leitor a enfrentar saudavelmente o luto.

Numa sociedade em que se quer iludir o sofrimento, a morte e o luto ficam, em muitas ocasiões, velados, ocultos, relegados para esferas quase absolutamente privadas. Contudo, a morte coloca-nos irremediavelmente diante do mistério da vida, impõe-nos silêncio, vazio, reflexão inevitável. E a partir daí, do vazio e da reflexão, da rutura e da crise, a morte ensina-nos a viver.

Com a coordenação de José Carlos Bermejo, a obra – logo na introdução – realça que “o luto pela perda de um ente querido é um indicador do amor para com a pessoa falecida, não há amor sem luto”. Os autores das mais de 250 páginas são pessoas nas quais se combina a competência científica com a prática de acompanhamento a quem vive a morte ou o luto.

LFS 

Partilhar:
Scroll to Top