Comunidade Vida e Paz
A 21ª Festa de Natal com os Sem-Abrigo (FNSA) da Comunidade Vida e Paz começa esta Sexta-feira, terminando no Domingo. A iniciativa decorre na Cantina 1 da Universidade de Lisboa, e a organização – feita por voluntários e com o apoio da Direcção – espera contar com cerca de 2800 convidados e 1000 voluntários no «staff». Serão confeccionadas (com o apoio do Exército Português) e servidas cerca de 4500 refeições quentes e 5000 ceias, pelo que as principais necessidades são ao nível dos alimentos.
No ano passado, cerca de 34% dos voluntários eram pessoas que já tinham estado na FNSA noutros anos, e mais de metade foi com amigos. Duma forma geral, ficaram satisfeitos com a sua experiência no evento e mais de 83% manifestou intenção de voltar. Estes dados foram recolhidos através dum inquérito de satisfação que analisou ainda algumas atitudes face ao voluntariado, permitindo concluir que o evento acaba por ser uma das formas pelas quais estes cidadãos impactam o mundo à sua volta, e uma maneira de conhecer outras pessoas interessantes que também consideram o voluntariado parte essencial da cidadania.
Os responsáveis pela organização frisam que “o Natal é particularmente importante para nós, por aquilo que representa – uma nova oportunidade para a Humanidade. É precisamente por representar uma nova oportunidade que acaba por ser uma ocasião privilegiada para lembrar aos nossos convidados sem-abrigo, com alguns pequenos confortos (que o resto de nós toma por garantidos diariamente), que uma vida melhor – a que merecem – está à distância duma decisão”.
É possível entregar pessoalmente donativos ou enviá-los (pela Embalagem Solidária dos CTT) para a Sede da Comunidade Vida e Paz, em Lisboa. As necessidades mais prementes são leite, esparguete, recheio para sandes (compotas, paio, queijo, etc), batatas, cebolas, cenouras, feijão, alho, arroz e bolo-rei.
A Comunidade Vida e Paz começa por conhecer as pessoas sem-abrigo através das equipas da noite, que se aproximam com as ceias com o objectivo bem definido de conhecer a situação em que as pessoas se encontram e perceber como podem ser ajudadas.
A Festa de Natal com os Sem-Abrigo é o evento mais emblemático da Comunidade, por ser uma ocasião privilegiada para proporcionar alguns pequenos confortos aos convidados – que o resto de nós toma diariamente por garantidos –, e lembrá-los assim que uma vida melhor está à distância duma decisão.
A Comunidade Vida e Paz é uma instituição particular de Solidariedade Social e uma pessoa Colectiva de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, tutelada pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, que visa assistir espiritualmente e materialmente pessoas em situação de desamparo familiar e social.