A infância de Jesus no Seminário do Algarve

O Seminário de Faro tem patente ao público uma exposição intitulada «A Caminho do Natal – Mistérios da Infância do Senhor» que é mais do que um simples presépio composto por muitas figuras e personagens. Trata-se da representação de vários quadros da infância de Jesus, que começam mesmo antes do seu nascimento e que vão desde a anunciação do anjo a Maria, sua Mãe, até ao regresso da Sagrada Família a Nazaré, após a fuga para o Egipto.

Pelo meio ficam as cenas, sempre contextualizadas através dos Evangelhos, do sonho de José, os esponsais de José e Maria, a visitação, a caminhada para Belém, o nascimento de Jesus em Belém, o anúncio do nascimento feito aos pastores, a reacção negativa de Herodes que manda matar as crianças inocentes e a fuga para o Egipto de Jesus com os seus pais.

Estes quadros são contextualizados com cenas da vida de então. Personagens, ofícios e artes são fielmente retratados com a recurso à mecanização de muitas das figuras que fazem pequenos movimentos, como o embalar de Jesus, por Maria, na manjedoura na gruta de Belém.

O cónego José Pedro Martins, reitor do Seminário de Faro, a quem pertencem as figuras expostas, explica ao «Folha do Domingo» a finalidade da exposição. “É uma educação de toda a infância de Jesus”, justifica, acrescentando que sempre gostou “contextualizar o acontecimento do presépio” e, por isso, procurou ir adquirindo as peças necessárias para realizar todos os mistérios dos primeiros anos da vida de Cristo.

Certo de que a colecção ainda não está completa, o reitor do Seminário de Faro pensa já noutros mistérios que quer ver representados para os quais procurará adquirir as respectivas figuras. Fátima, mas sobretudo Sevilha, em Espanha, têm sido os principais locais para a aquisição das personagens.

Montada pelos seminaristas do Seminário da Diocese do Algarve, esta exposição com entrada livre que estará patente ao público até ao final do mês de Dezembro.

Com «Folha do Domingo»

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top