A identidade portuguesa no século republicano

Fundação SPES promove ciclo de conferências

No ano do centenário da República, a Fundação SPES promove um ciclo de conferências sobre «A identidade portuguesa no século republicano». Ao longo de 4 sessões e em quatro localidades diferentes vários oradores falarão das seguintes temáticas: “Sistema político e identidade cultural”; “A educação”; “A justiça” e “Entre nacionalismo e identidade profunda”.

Programa
Dia 19 Março – Penafiel (Auditório do IINFACTS)
– “Sistema político e identidade cultural” por José Luis Andrade

Dia 23 Abril – Gaia (Arquivo Municipal)
– “A Educação” por João Filipe Queiró

Dia 7 Maio – Santa Maria da Feira (Biblioteca Municipal)
– “A Justiça” por Diogo Freitas do Amaral

Dia 2 Junho – Ermesinde (Fórum de Ermesinde)
– “Entre nacionalismo e identidade profunda” por Ernesto Castro Leal

Em Junho-Julho de 2009, a Fundação Spes (www.fspes.pt) promoveu uma série de debates onde as juventudes partidárias interpelaram os candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Porto. Esta iniciativa surgiu na sequência do curso sobre Ética e Política que se tinha realizado simultaneamente em Lisboa e no Porto ao longo de 12 sessões bi-semanais nos meses de Janeiro e Fevereiro.

“A forte adesão das juventudes partidárias levou-nos a promover uma reunião de avaliação destes debates de onde surgiu a proposta de que se promovesse uma série de tertúlias de reflexão sobre temas do pensamento português” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao procurar envolver “os mais jovens actores do nosso processo político, a Fundação pretende prosseguir a andragogia política que, no dizer de Manuel Linda, foi um dos grandes desideratos do seu fundador D. António Ferreira Gomes” – lê-se.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top