A educação da liberdade

Pontos de vista em debate na semana social

Júlio Pedrosa, ex reitor da Universidade de Aveiro, depois de dar alguns significados de educação, designou que “é a condição primária do desenvolvimento da pessoa humana. São todas as capacidades, conhecimentos, atitudes de compreender-se a si próprio e aos outros, ao Mundo e viver nesse mundo.”

Só depois do entendimento do verdadeiro significado de educação é que se pode partir para questão da liberdade, “é da essência do ser humano ser livre,” afirma o professor.

No tema de educação da liberdade tem de haver, de forma consciente, o sentido de responsabilidade, dignidade e valor autêntico de cada ser humano. “ Se o reconhecimento da dignidade é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no Mundo o início poderá ser ir em busca das respostas,” disse Júlio Pedrosa. Muitas vezes a liberdade é mal interpretada e tem de ser educada para o caminho de ser feliz. “Só através da boa educação é que se pode educar a liberdade,” destacava.

O professor, habituado a trabalhar com jovens, lançou questões relacionadas com a responsabilidade da escola, o papel dos pais e dos cidadãos na educação dos jovens e nos vários modos de educar. Em dinâmica de grupos de trabalho os presentes foram desafiados à reflexão das questões e à procura das respostas.

Depois de apresentadas as reflexões Júlio Pedrosa realçou que “diferentes pessoas, com diferentes experiências e contextos conseguem ter pensamentos de forma idêntica. É necessário este tipo de exercícios pois na educação é preciso pensar mais é preciso aprender a ser e a viver com os outros. Só assim se conseguirá contribuir para educar a liberdade.”

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