José Luís Nunes Martins
Doentes são os que fogem a tudo o que lhes pode causar alguma falha na aparência de sucesso em qualquer área da sua vida.
Há gente que acredita mesmo que não vai morrer, nem sequer sofrer, porque nenhuma dessas coisas encaixa na ideia que fazem do que é a vida.
Mas quanto mais tentam enterrar estas verdades nas profundezas de si mesmos, mais elas lhes fazem tremer o chão onde a cada noite procuram descansar e ter paz…
Negam e negam, como se fechar os olhos fosse a solução para destruir todos os seus problemas.
No fundo da sua alma há um medo monstruoso que lhes faz de qualquer momento de silêncio um pequeno apocalipse. Estas pessoas evitam-se a si mesmas distraindo-se com atividades com que tentam impressionar os que as rodeiam.
Andamos todos a ser consumidos pela ideia de termos culpa sempre que não somos capazes de fugir a qualquer tipo de dor, mesmo àquela de olhar nos olhos de quem a sofre.
Se alguém sofre pela morte de quem ama, isso não é visto pela sociedade como bom… porque, afinal, segundo dizem, isso é desconfortável para quem está por perto!
Cada vez mais, a dor, o sofrimento e a morte apanham-nos sozinhos.
A angústia não é uma derrota, é a verdade, por muito que alguns julguem que pode ser apenas um erro.
São mesmo muitas as mentiras que estas pessoas precisam para esconder a verdade da existência que se recusam a aceitar!
Levanta os teus olhos em busca das lágrimas de quem chora. Não deixes que a tua atenção se desvie daí senão depois daquele que chora saber que não está só, e que, de todas as pessoas do mundo, pelo menos tu importas-te.