João Paulo II anulou a audiência geral de amanhã por causa da gripe que, desde o passado Domingo, o tem mantido nos seus aposentos. Também os outros encontro programados para os próximos dias foram hoje oficialmente anulados. Apesar disso, o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls assegurou aos jornalistas que “a gripe evoluiu como previsto”.
O adiamento das actividades previstas e a anulação da audiência semanal de quarta-feira, que se celebra na fria sala Paulo VI, foram decididos para evitar uma eventual recaída.
João Paulo II deveria também presidir amanhã à celebração para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, para comemorar a IX Jornada da Vida Consagrada e a Festa da Apresentação do Senhor.
Entre os outros encontros, o destaque vai para a visita do presidente do Parlamento Europeu, Josep Borell, que, segundo Navarro-Valls, se encontra “em suspenso”.
No Domingo, durante a oração do Angelus, João Paulo II já dera mostras de estar debilitado, ao falar com uma voz mais rouca e cansada, com dificuldades em falar e respirar. A última vez que o Papa suspendeu uma audiência por doença foi em Setembro de 2003, quando cancelou a audiência pública semanal devido a problemas intestinais.
