Portalegre-Castelo Branco: Bispo incentiva a organizar Pastoral Social em todas comunidades

Necessidade apresentada por D. Antonino Dias em assembleia diocesana do setor

Portalegre, 01 mar 2018 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco manifestou a preocupação de se organizar a pastoral social em todas comunidades cristãs, como serviço na comunidade, em nome da Igreja Católica.

Um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, informa que a 9.ª Assembleia Diocesana da Pastoral Social e Mobilidade Humana com o tema ‘A Família e o Cuidado da Casa Comum – um exercício de ecologia humana’, se realizou no Auditório da Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

“Não basta que a diocese esteja organizada se as comunidades paroquiais, não criarem a Cáritas Paroquial ou Interparoquial para aplicarem os conteúdos dos programas que já existem e outros que estão a ser construídos”, destacou, por sua vez, o diretor do Secretariado da Pastoral Social e Mobilidade Humana de Portalegre-Castelo Branco, Elicídio Bilé, em sintonia com o apelo de D. Antonino Dias.

Na abertura do encontro, Elicídio Bilé referiu que iam perceber e refletir que “muitos dos problemas ecológicos, sociais e pessoais são fruto da ação do ser humano”.

O sociólogo Paulo Francisco apresentou o tema ‘Família e cuidado da casa comum’.

“As realidades que nos preocupam são desafios”, disse ainda na sua intervenção apresentado alguns como: Educação, vícios, violência; reconhecer grande variedade de situações familiares; redescobrir o amor; erradicar maus tratos, escravidão, machismo.

A tarde do dia 24 de fevereiro ficou marcada por um painel sobre ‘A perda da biodiversidade. Consequência dos fogos florestais’ com Duarte Caldeira, presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil, e o secretário-geral da Cáritas Portuguesa.

João Pereira, por exemplo, apresentou dados da campanha ‘Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios’ e destacou o ‘Plano Institucional de Resposta a Emergências e Catástrofes’ – PIREC que a instituição está a desenvolver e que deverá ser aprovado no Conselho Geral da organização católica, no mês de abril, em Setúbal.

‘Uma Só Família Humana, Cuidar da Casa Comum’ é o tema da semana nacional 2018 que a Cáritas Portuguesa está a viver, desde segunda-feira, até 4 de março.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR