Primeira reunião de conselho consultivo de cardeais, em 2018, chegou ao fim
Cidade do Vaticano, 28 fev 2018 (Ecclesia) – O conselho consultivo de cardeais (C9), criado pelo Papa para o aconselhar na reforma da Cúria Romana, debateu na sua primeira reunião de 2018 a criação de tribunas regionais para julgar casos de abusos sexuais.
A informação foi avançada hoje pelo porta-voz do Vaticano, Greg Burke, numa conferência de imprensa a respeito dos trabalhos que se iniciaram na segunda-feira.
A sala de imprensa da Santa Sé refere que o Papa e os elementos do chamado C9 debateram “diversas opções” para que a Congregação para a Doutrina da Fé possa “processar em tempos breves” os casos de abusos de menores.
Segundo Greg Burke, uma destas opções é a criação de tribunais especializados em várias regiões do mundo, sempre sob a tutela da Congregação para a Doutrina da Fé, continuando a discussão em aberto.
Entre os outros temas abordados, estiveram o “estatuto teológico das conferências episcopais” e a “contenção de custos” na Santa Sé.
Na sua exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, o Papa alertou para uma “centralização excessiva”, que, “em vez de ajudar, complica a vida da Igreja e a sua dinâmica missionária”.
A próxima reunião do Conselho de Cardeais vai decorrer de 23 a 25 de abril.
OC