Universidade Católica atribui o título de doutor «Honoris Causa» a Manuela Ferreira Leite e Mário Pinto
Lisboa, 02 fev 2018 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove hoje em Lisboa a sessão académica que assinala o Dia Nacional da instituição de ensino, na qual vai atribuir o título de doutor ‘Honoris Causa’ a Manuela Ferreira Leite e Mário Pinto.
A cerimónia tem início marcado para as 16h30, no Auditório Cardeal Medeiros, incluindo a imposição de insígnias e a entrega das cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2017.
Mário Pinto, investigador, jurista, professor e político, dirigiu a Faculdade de Ciências Humanas da UCP em três mandatos.
Jurista do trabalho e estudioso do sindicalismo, foi deputado nas Constituintes de 1975; vice-presidente do Centro Académico de Democracia Cristã, em Coimbra; e primeiro presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, organismo laical ligado à Conferência Episcopal Portuguesa.
Manuela Ferreira Leite, economista e ex-presidente do PSD, foi ministra da Educação e das Finanças.
Durante a sessão, que se encerra com uma intervenção do magno chanceler da UCP, D. Manuel Clemente, serão distribuídas medalhas de prata aos funcionários da UCP que completaram 25 anos de serviço em 2017.
O Dia Nacional da UCP celebra-se no primeiro domingo de fevereiro, este ano sob o lema ‘A Verdade no concreto’.
Na mensagem para esta celebração, a reitora da Universidade Católica Portuguesa sustenta que a missão da “busca da verdade” na instituição passa por “melhorar a condição humana”, através do ensino e investigação.
“Afirmamos o nosso comprometimento presente e futuro com uma ideia de universidade católica, socialmente inclusiva, eticamente responsável, líder de conhecimento, mas sempre atenta às fragilidades do mundo”, escreve Isabel Capeloa Gil.
Por ocasião desta celebração, o cardeal-patriarca de Lisboa, vai presidir à Eucaristia na Igreja de São Roque, na capital portuguesa, a partir das 11h00, numa celebração transmitida pela TVI.
OC