Para docentes das dioceses de Aveiro, Lamego, Guarda e Viseu
Lisboa, 25 jan 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e os Secretariados Diocesanos da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), de quatro dioceses, promovem a formação ‘ação pedagógica no 1º ciclo e no ensino Secundário na disciplina de EMRC’.
Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o portal Educris, do SNEC, informa a formação destina-se aos professores de EMRC das dioceses de Aveiro, Lamego, Guarda e ainda Viseu, que recebe a ação no Seminário das Missões.
O II Encontro (inter) diocesano para estes docentes começa com a conferência da professora universitária Ana Costa Oliveira que, a partir das 10h00, apresenta o ‘Desenvolvimento sociomoral e religioso na infância’.
A docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai “valorizar a narrativa como estratégia no processo de aprendizagem ético-moral” para “incentivar a autodescoberta” e apreciar os dons e contributos particulares, “respeitando a singularidade diversidade de cada criança”.
Já pelas 11h15, o sociólogo Alfredo Teixeira fala sobre ‘as novas adolescências: os quadros socio-simbólicos da experiencia crente’.
O também professor na UCP, vai analisar o “novo modo de olhar a adolescência” no estudo das ciências sociais, uma vez que hoje essas idades “deixaram de ser vistas apenas como marcadores críticos de passagem, mas constituem-se como culturas”.
“Esta transformação tem uma relação direta com os percursos de autonomização; tendem a reformular profundamente o papel dos pais, da família e das instituições de transmissão e socialização”, adiantou ao Educris.
O coordenador nacional da disciplina de EMRC explica que as oito formações que o SNEC está a dinamizar pretendem “refletir sobre a missão do docente”.
“Estas formações pretendem fornecer aos professores conteúdos de caracter psicológico e sociológico para melhor conhecer os alunos com quem trabalhamos e propor com verdade e radicalidade os valores evangélicos”, desenvolveu o professor Fernando Moita.
O responsável nacional de EMRC sublinha que as formações são “uma bela oportunidade” dos professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica desenvolverem uma “atitude reflexiva sobre as práticas educativas” e partilharem “experiências pedagógicas significantes”.
Neste contexto, de realçar que o programa destes encontros durante a tarde prevê a “partilha de experiências pedagógicas significantes no 1º ciclo do EB e no Ensino Secundário”.
CB/OC