Francisco recebeu delegação luterana da Finlândia
Cidade do Vaticano, 25 jan 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que o diálogo entre cristãos se reveste de particular importância face a uma sociedade cada vez mais “secularizada”.
“O nosso serviço ecuménico consiste, precisamente numa época em que as sociedades estão amplamente secularizadas, em testemunhar a presença do Deus vivo, porque o principal desafio comum do ecumenismo é reforçar a centralidade da questão de Deus”, referiu, falando a uma delegação da Igreja evangélica-luterana da Finlândia.
O encontro acontece anualmente por ocasião da festa de Santo Henrique, patrono do país nórdico.
O Papa aludiu, no seu discurso, às iniciativas conjuntas que assinalaram os 500 anos da reforma protestante, considerando que este momento aproximo católicos e luteranos.
“Esta comemoração comum fica como uma fecunda oportunidade para o ecumenismo, porque marcou não um ponto de chegada, mas um ponto de partida na busca ecuménica da unidade plena e visível entre nós, sob a tríplice marca da gratidão, do arrependimento e da esperança – indispensáveis se quisermos realmente sanar a nossa memória”, sustentou.
No último dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, no hemisfério norte, o Papa observou que as várias comunidades eclesiais devem atuar juntos em favor das pessoas que vivem em “situação de grave necessidade”.
Francisco vai presidir hoje pelas 17h30 (menos uma em Lisboa) à oração de vésperas na Basílica de São Paulo fora de muros, com a presença de responsáveis cristãos das várias Igrejas presentes em Roma.
OC