Lisboa, 22 jan 2018 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa vai presidir hoje à solenidade do padroeiro principal do patriarcado, o diácono e mártir São Vicente, a partir das 19h00, na Sé.
O Patriarcado de Lisboa informa que a celebração presidida por D. Manuel Clemente vai ficar marcada pela renovação das promessas diaconais dos diáconos permanentes da diocese.
Foi neste dia, no ano 2000, que o patriarca de Lisboa recebeu a sua ordenação episcopal.
A Eucaristia vai ser concelebrada pelos bispos Auxiliares, D. Joaquim Mendes e D. Nuno Brás, além do Cabido da Sé e de outros sacerdotes.
Já a partir das 21h30, o Patriarcado de Lisboa e a Editora Althum vão promover um concerto de Ano Novo, na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, de entrada livre mas reserva obrigatória.
No sítio online da Igreja diocesana de Lisboa pode ler-se que São Vicente é “o mais célebre dos mártires hispânicos, o único que se encontra incorporado na liturgia da igreja universal” e desde muito cedo foi objeto de “um culto amplamente difundido”.
“O que liga intrinsecamente Lisboa a S. Vicente é a chegada das suas relíquias ocorrida em 1173”, explica Paulo Farmhouse Alberto, no livro ‘Santos e Milagres na Idade Média em Portugal’.
“Os inícios do reino de Portugal, e, em particular, a cidade de Lisboa, estão indissociavelmente ligados ao diácono de Saragoça. Já antes da conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, temos notícia da existência de basílicas dedicadas ao mártir no que será mais tarde território português”, acrescenta o diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sobre o padroeiro principal do patriarcado de Lisboa e da diocese do Algarve.
CB/OC