Na noite de hoje, cerca de 300 cidades de vários continentes irão unir-se a Roma para dizer não à pena de morte, promovendo uma série de iniciativas e iluminando os seus monumentos mais simbólicos, por iniciativa da Comunidade de Santo Egídio. Participam da 3ª Jornada Mundial contra a Pena de Morte, as cidades de Amsterdão, Nova Iorque, Buenos Aires, Berlim, Hiroshima, Santiago do Chile, Viena, Barcelona e Paris, entre outras, todas unidas pelo lema: “No justice without life” (Não há justiça sem vida).
Na segunda metade de 2002, Santo Egídio lançou a I Jornada Internacional das Cidades contra a Pena de Morte, a 30 de novembro. Com a campanha, a Comunidade de Santo Egídio pede uma moratória universal das execuções capitais, apelo apoiado por cinco milhões de assinaturas. O Coliseu romano será o ponto de encontro de diversas manifestações promovidas pela Comunidade de Santo Egídio.
O evento poderá ser acompanhado ao vivo a partir das 19h00 (hora de Roma, menos uma em Lisboa) através de www.santegidio.org e por via satélite. Este ano, 399 mosteiros Beneditinos adoptam nas suas orações cada um dos condenados à morte, unindo-se assim à iniciativa, que não conta com a adesão de nehuma cidade portuguesa. Com mais de 40 mil membros, a Comunidade de Santo Egídio é um movimento católico surgido em Roma, em 1968, por inspiração do historiador italiano Andrea Riccardi.
