Guarda: O magusto da velha a pensar nos pobres

Guarda, 25 dez 2017 (Ecclesia) – Em plena oitava do Natal, Aldeia Viçosa, povoação do concelho e Diocese da Guarda, vive uma tradição secular que tem passado de geração em geração, o magusto da velha.

Todos os anos, no dia a seguir ao Natal, 26 de dezembro, o povo sai de casa para participar na missa “em que se recorda a velha cujo nome se desconhece” porque ela deixou “em testamento uma propriedade à Igreja de Porco com a condição de lhe rezarem pela alma e de distribuírem castanhas pelos pobres”, refere um comentário publicado na última edição do Semanário ECCLESIA.

O magusto da velha é um “evento único, singular em todo país e é património da antiga aldeia de Porco, agora Aldeia Viçosa”, lê-se na nota.

O evento recorda o gesto benemérito de uma velha que está lavrado num documento de 1698, numa “época medieval instável, marcada pela miséria, pela fome e pelas guerras”. A herança que originou esta tradição é mencionada no “Livro de Usos e Costumes da Igreja do Lugar de Porco – Ano de 1698”.

“Têm obrigação de dar na primeira oitava de Natal cinco meios de castanha e cinco alqueires de vinho pela alma de uma velha que deixou noventa e seis alqueires de centeio a esta Igreja impostos na Quinta do Lagar de Azeite para que com esta castanha e vinho se fizesse no mesmo dia um magusto e todos dele comessem e rezassem na Igreja um Padre Nosso pela sua alma”, diz o documento.

Para cumprir o testamento, este ano, a Junta de Freguesia vai distribuir “cerca de 150 quilos de castanhas e cerca de 150 litros de vinho”.

De acordo com a tradição, a seguir ao almoço, os habitantes de Aldeia Viçosa concentram-se no Largo da Igreja onde o madeiro de Natal ainda arde.

As castanhas, depois de terem sido içadas para o cimo da Torre da Igreja, são lançadas para o adro e para o largo da aldeia, onde a multidão está concentrada.

O programa do magusto da velha começa às 14.00 horas, com a celebração da missa em memória da velha e beneméritos da freguesia.

Segue-se um cortejo medieval encenado, que incluirá o transporte das castanhas, do vinho e dos rebuçados para a Torre da Igreja.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top