Deslocação às localidades de Pietrelcina e San Giovanni Rotondo está marcada para 17 de março de 2018
Cidade do Vaticano, 19 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa vai visitar em março do próximo ano as cidades italianas de Pietrelcina e San Giovanni Rotondo, no âmbito de um conjunto de comemorações em honra de São Pio de Pietrelcina.
De acordo com a sala de imprensa da Santa Sé, a deslocação de Francisco às províncias de Benevento e Foggia – a primeira e mais distante fica a cerca de 230 quilómetros de Roma – está marcada para 17 de março de 2018.
Está inserida, respetivamente, na comemoração do centenário da aparição dos estigmas de São Pio de Pietrelcina (sinais da Paixão de Cristo no próprio corpo), e no assinalar dos 50 anos da morte deste mesmo “santo confessor”.
São Pio de Pietrelcina (Itália, 1887 – 1968), ou “padre Pio” como também é conhecido, foi um sacerdote capuchinho que dedicou toda a sua vida aos outros, no confessionário.
Uma figura muito admirada pelo Papa Francisco, que durante o Jubileu da Misericórdia, em 2016, apresentou São Pio conjuntamente com São Leopoldo Mandic (Croácia, 1866 – 1942) como “missionários da misericórdia”.
De acordo com o programa da viagem, apresentado esta terça-feira pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke, Francisco vai partir de helicóptero na manhã do dia 17 de março (às 7h00 locais, menos uma em Lisboa) e fará cerca de uma hora de viagem até Pietrelcina, onde será acolhido pelo arcebispo de Benevento e também pelas autoridades locais.
De seguida, o Papa argentino seguirá para um momento de oração na Capela dos Estigmas (Piana Romana), igreja que assinala o local onde de acordo com a devoção católica São Pio recebeu os seus estigmas enquanto rezava debaixo de um olmo.
Será também nesse sítio que Francisco irá encontrar-se com a população local, saudar o arcebispo de Benevento, D. Felice Accrocca, e fazer o seu primeiro discurso.
Depois de se encontrar também com a Comunidade dos Capuchinhos e com um grupo de representantes dos fiéis, o Papa vai partir (pelas 9h00) em direção a San Giovanni Rotondo.
O acolhimento será feito no campo desportivo local, com a presença do arcebispo de Manfredonia-Vieste-San Giovanni Rotondo, D. Michele Castoro, e do autarca local, Costanzo Cascavilla.
Pelas 10h00, o programa do Papa argentino incluirá uma visita a uma ala pediátrica de oncologia, para estar com utentes e cuidadores.
Uma hora mais tarde, será a vez da celebração de Eucaristia central desta viagem, no átrio da igreja de São Pio de Pietrelcina, que terminará com uma saudação do arcebispo de San Giovanni Rotondo.
A visita chegará ao fim pelas 12h45, com o Papa a seguir de novo de helicóptero a partir do campo desportivo de San Giovanni Rotondo, com chegada prevista ao Vaticano para as 13h45.
São Pio nasceu a 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, e aos quinze anos entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone.
Foi ordenado sacerdote a 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento, mas durante os seis anos seguintes permaneceu com a sua família, por motivos de saúde.
Em setembro do mesmo ano, São Pio foi enviado para o convento de San Giovanni Rotondo, onde permaneceu até a morte, ficando conhecido como o santo confessor.
JCP