Patriarcado tem 27 sacerdotes de dioceses estrangeiras a trabalhar ou a estudar no seu território
Lisboa, 15 dez 2017 (Ecclesia) – A formação permanente dos sacerdotes esteve em debate entre quarta e quinta-feira, durante a reunião do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa que decorreu no Seminário dos Olivais.
“A partir do novo documento do Vaticano, Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis, intitulado ‘O dom da vocação presbiteral’, sobre a preparação dos futuros padres, o Conselho Presbiteral procurou refletir sobre a necessidade de uma abertura à formação permanente dos sacerdotes, que vai para além da formação recebida nos seminários”, adianta uma nota divulgada na página do Patriarcado.
Neste encontro, D. Manuel Clemente traçou o perfil histórico do presbitério da Diocese, ao longo de vários séculos.
Atualmente há 27 sacerdotes de dioceses estrangeiras – de duas dezenas de nacionalidades – a trabalhar ou a estudar e colaborar pastoralmente no Patriarcado.
Segundo o cardeal-patriarca, é neste contexto de multiculturalidade que deve ser pensada a formação permanente dos padres do Patriarcado de Lisboa.
D. Manuel Clemente anunciou, ainda, a realização das jornadas de formação permanente do clero para os dias 23 a 25 de janeiro, sobre o tema genérico da Palavra de Deus, no Seminário dos Olivais.
OC