Iniciativa inserida nas comemorações do I Dia Mundial dos Pobres
Cidade do Vaticano, 16 nov 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco fez hoje uma visita surpresa ao pequeno hospital de campanha montado na Praça Pio XII, junto do Vaticano, por ocasião do I Dia Mundial dos Pobres, que vai ser comemorado no domingo.
O espaço, com várias tendas, oferece consultas médicas e de enfermagem a pessoas necessitadas que vivem na capital italiana.
O Papa cumprimentou o pessoal médico, voluntários e várias pessoas que se encontravam na fila à espera de consulta, gratuita.
Francisco falou ainda com voluntários da Confederação das Misericórdias italianas, que lhe ofereceram, como fazem a todos os que deslocam ao espaço, um bebida quente para combater o frio.
Esta é uma das iniciativas promovidas pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização (Santa Sé), que no domingo reúne em volta do Papa 1500 pessoas para um almoço festivo no I Dia Mundial dos Pobres.
A Santa Sé informa que a refeição, após a celebração da Missa e da recitação do ângelus, vai reunir na sala Paulo VI pessoas necessitadas, acompanhados por voluntários que os acompanham.
O Conselho Pontifício que promove o evento refere ainda que a Missa presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro, a partir das 10h00 (menos uma em Lisboa) vai contar com a participação de 4 mil pessoas pobres de Roma e de outras dioceses do mundo.
Em Lisboa, um conjunto de organizações católicas de solidariedade vai assinalar a data numa iniciativa promovida pela Cáritas Portuguesa que começa no Largo da Trindade e prossegue às 11h00, na igreja de São Roque, presidida por D. António Vitalino, bispo emérito de Beja e vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
A criação do Dia Mundial dos Pobres foi decisão anunciada por Francisco na conclusão do Jubileu da Misericórdia (dezembro 2015-novembro 2016).
OC