Cidade recebe iniciativa pela primeira vez
Aveiro, 30 out 2017 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro associou-se hoje à realização da “Caminhada pela Vida” que em 2017 chega à cidade, pela primeira vez, com um cariz solidário.
“Sob o lema ‘Toda a vida tem dignidade’, esta Caminhada, que ocorrerá, pela primeira vez, em Aveiro, propõe-se manifestar, publicamente, que é dever de todos e de cada um cuidar da vida humana em todas as suas fases e condições, permitindo dar, deste modo, um sinal alegre e vivo de que as gentes de Aveiro cuidam, com dedicação e carinho, de todos os seus”, escreve D. António Moiteiro, num documento enviado à Agência ECCLESIA.
As cidades de Aveiro, Lisboa e Porto vão acolher a edição deste ano da ‘Caminhada pela Vida’, organizada pela Federação Portuguesa pela Vida (FPV), evocando problemáticas como o aborto e a eutanásia.
“Em tempos de desafio, em que a vida parece reduzida à condição de descartável ou menos digna de ser vivida quando marcada pela fragilidade, a participação nesta caminhada solidária pela vida será um sinal da unidade de todos em defesa de todos, sem abandono de ninguém”, realça D. António Moiteiro.
Em Aveiro, a iniciativa arranca pelas 16h00 no Cais da Fonte Nova.
“Atendendo ao cariz solidário conferido a esta iniciativa, todos os donativos oferecidos pelos participantes permitirão apoiar a ADAV Aveiro – Associação de Defesa e Apoio da Vida”, anuncia o bispo diocesano.
A ADAV-Aveiro é uma IPSS de iniciativa de cidadãos que, desde 2000, se dedica a ajudar jovens mães de toda a região de Aveiro e respetivos bebés e famílias, bem como “defender a dignidade da vida humana, em todas as suas fases e condições”.
A nota de D. António Moiteiro informa que, entre 2010 e 2017, a ADAV-Aveiro apoiou 242 grávidas, 14 delas menores de idade, e 553 famílias com filhos até 3 anos.
“Nesta caminhada como na caminhada da vida, ninguém deve ser deixado para trás. Todos merecem o cuidado, conforto e acompanhamento dos outros. Fazermo-nos próximos é um dever de todo o cristão a quem, por isso, convoco para esta iniciativa que se propõe fins tão nobres”, conclui o bispo de Aveiro.
A Caminhada pela Vida teve origem nas campanhas para os referendos sobre o aborto de 1998 e 2007 e foi retomada de modo anual a partir de 2012.
A edição de 2017 vai decorrer pela primeira vez em várias cidades.
OC