Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais desafiou estudantes a «ação em benefício dos infoexcluídos»
Lisboa, 24 out 2017 (Ecclesia) – O Colégio Universitário Pio XII começou o ano académico 2017-2018 com um encontro que reuniu estudantes, familiares e colaboradores na reflexão do tema ‘Educação-Comunicação-Família’ apresentado pelo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica em Portugal.
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a direção do Colégio Universitário Pio XII informa que o padre Américo Aguiar desafiou os estudantes a uma ação em benefício dos infoexcluídos.
O sacerdote explicou que quem tem acesso a informação e ao conhecimento tem o dever de colaborar para que todos adquiram os conhecimentos necessários para usar as redes de comunicação e tenham acesso à informação.
Na sua intervenção, o diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais começou por apresentar a história dos meios de comunicação e a sua importância e reflexo na tarefa educativa e na vida familiar.
O tema ‘Educação-Comunicação-Família’ marcou o início do ano académico Colégio Universitário Pio XII que reuniu estudantes, familiares e colaboradores da instituição, no dia 21 de outubro.
O padre Américo Aguiar realçou que a primeira e mais antiga rede social é a família e as redes sociais de comunicação e as novas tecnologias em geral nunca vão substituir.
O também presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia destacou o indiscutível favorecimento e facilitação da vida quotidiana, da tarefa educativa e vida familiar, das redes sociais de comunicação sem esquecer os perigos de uma subjugação na vida individual e coletiva.
O Colégio Universitário Pio XII, fundado em 1957, é um centro de educação de nível universitário que acolhe e apoia a estudantes na cidade de Lisboa.
A Instituição foi criada e é dirigida pelos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, os Claretianos, que hoje celebram a memória litúrgica do seu fundador, Santo António Maria Claret.
CB