Miranda do Corvo, 21 out 2017 (Ecclesia) – Um conjunto de iniciativas assinala hoje o 130.º aniversário do nascimento do Padre Américo, fundador da Obra da Rua.
O vice-postulador da causa de canonização do sacerdote, padre Manuel Mendes, sublinha à Agência ECCLESIA dá-se a abertura do espaço do Memorial Padre Américo com uma exposição, na Casa do Gaiato de Paço de Sousa.
No programa consta a celebração da Eucaristia, na Capela da Casa do Gaiato, e um jantar comunitário, entre as 18h00 e as 20h00.
Já no sábado decorreu um “diálogo em torno da Obra da Rua – Casa do Gaiato e o Calvário”, no polo regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP).
O colóquio ‘Padre Américo — 130 Anos (1887-2017)’ contou com a participação de D. Januário Torgal Ferreira e da presidente do Centro Regional do Porto da UCP, Isabel Braga da Cruz, entre outros.
No dia 28 de outubro, as comemorações decorrem na Diocese de Coimbra, com um colóquio sobre o fundador da Obra da Rua, a partir das 21h00 no salão paroquial de São José.
O encontro tem duas conferências: ‘Causa de Canonização do Servo de Deus Padre Américo’, pelo postulador da Causa de Canonização, monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso, e o professor universitário Henrique Manuel Pereira sobre ‘Padre Américo: Artista da Palavra e das palavras’.
De regresso à Diocese do Porto, uma Eucaristia no dia 4 de novembro evoca os 130 anos do batizado do padre Américo, às 17h00, na igreja paroquial de Galegos, em Penafiel.
Américo Monteiro de Aguiar, conhecido como padre Américo, institui a Obra da Rua, em janeiro de 1940, com a fundação da primeira Casa do Gaiato.
O sacerdote faleceu a 16 de julho de 1956, aos 68 anos, e o seu processo de beatificação foi introduzido em 1986.
CB