Fátima: Peregrinos de 45 países estrangeiros para celebração conclusiva do Centenário das Aparições

13 de outubro começa com nevoeiro, na evocação do «Milagre do Sol»

Fátima, 13 out 2017 (Ecclesia) – Peregrinos de 45 países estrangeiros, além de milhares de portugueses, estão hoje reunidos em Fátima para as celebrações conclusivas do Centenário das Aparições, no dia em que se evoca o chamado ‘Milagre do Sol’.

As celebrações do 13 de outubro começaram durante a madrugada, num cenário marcado pelo nevoeiro, na Cova da Iria, tendo como tema ‘Maria, Estrela da Evangelização’.

A peregrinação internacional de outubro é presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto; a partir das 10h00 é celebrada a Missa conclusiva, com bênção dos doentes e procissão do adeus, no recinto de oração.

O relato do “Milagre do Sol”, a 13 de outubro de 1917 na Cova da Iria, chegou até nós, para além das palavras da própria Lúcia, sobretudo através do relato de Avelino de Almeida (1873-1932).

O anunciado acontecimento prodigioso – “para que todos acreditem”-  em Fátima tinha sido anunciado pela Virgem Maria um mês antes, segundo o relato recolhido por Lúcia, uma das três videntes da Cova da Iria.

À espera estavam dezenas de milhares de pessoas, desde crentes a meros curiosos.

O fenómeno foi relatado por Avelino de Almeida, correspondente de ‘O Século’, acompanhado pelo fotógrafo Judah Bento Ruah, publicado a 15 de outubro (data de redação: 13 de outubro de 1917), que se deslocou até ao local das aparições para acompanhar este acontecimento.

“O astro lembra uma placa de prata fosca e é possível fitar-lhe o disco sem o mínimo esforço. Não queima, não cega. Dir-se-ia estar-se realizando um eclipse”, lia-se no já citado relato, sobre um “espetáculo único e inacreditável para quem não foi testemunha dele”.

O Santuário de Fátima informou que o total de grupos de peregrinos estrangeiros entre maio e outubro de 2017 foi de 4986, um aumento de 285% face ao período homólogo em 2016 (1745 grupos); o número dos grupos portugueses foi de 1191 em 2017 (1092 em 2016).

O bispo de Leiria-Fátima convidou na última noite os peregrinos reunidos na Cova da Iria a rezar pela “grande causa da paz”, falando na homilia da Missa da Vigília da peregrinação

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi depois a “tela” da projeção multimédia ‘Fátima-Tempo de Luz’, após a procissão do silêncio, com repetição marcada para hoje e amanhã pelas 22h30.

O Santuário de Fátima vai encerrar as celebrações do Centenário na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro.

O concerto, com início marcado para as 18h30, integra a estreia absoluta das obras ‘Salve Regina’ e ‘The Sun Danced’, de Eurico Carrapatoso e James MacMillan, sendo antecedido por intervenções do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR