Instituição católica lamenta «desconhecimento e estigma» em relação a este campo
Lisboa, 10 out 2017 (Ecclesia) – A Fundação São João de Deus (FSJD) recordou neste Dia Mundial da Saúde Mental os mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, alertando para o “desconhecimento e estigma” que rodeiam os problemas neste campo.
A instituição católica apresenta, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o novo projeto ‘Mind Up’, destinado a pessoas com problemas de saúde mental que pretendam manter uma ocupação regular, alicerçada à visão de recuperação.
“Assumindo-se como uma alternativa inovadora aos atuais fóruns socio-ocupacionais, este projeto é desenvolvido em ambiente de cowork e pretende apostar no desenvolvimento de atividades significativas para os participantes, concretizadas através de projetos de equipa e na participação em projetos comunitários”, assinala a FSJD.
O projeto conta com a presença permanente de Filipa Aniceto, psicóloga clínica, que diariamente acompanha os participantes do ‘Mind Up’ e os ajuda a orientar os seus projetos.
“Através da mobilização de recursos internos, aprendizagem de estratégias de gestão de dificuldades, ajuda na planificação de objetivos e rotinas, e prevenção de situações de crise, pretende-se melhorar as ferramentas de manutenção de bem-estar, que facilitem a realização das atividades do quotidiano, os relacionamentos interpessoais e os projetos delineados no ‘Mind Up’”, explica.
Carlos, o primeiro ‘coworker’ do projeto da FSJD, engenheiro, viu-se obrigado, pela empresa onde trabalhava, a desistir das suas funções.
“Como Carlos, muitas outras pessoas encontram-se na mesma situação. A doença mental não escolhe idades, carteiras, profissões ou estatutos sociais. É importante estar atento aos sintomas iniciais, mas também perceber que ter uma doença mental não é o fim da linha”, assinala a instituição católica.
A FSJD, instituída pela Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de São João de Deus em 20 de novembro de 2006, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com estatuto de utilidade pública, vocacionada para o auxílio aos doentes e aos mais carenciados.
OC