Setúbal: Diocese recordou D. Manuel Martins em Missa do sétimo dia do falecimento

Celebração contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República

Setúbal, 01 out 2017 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu este domingo à Missa de sétimo dia do falecimento de D. Manuel Martins, primeiro bispo da diocese sadina, celebração que teve a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.

Numa catedral lotada, D. José Ornelas recordou as “afirmações de simpatia e de justo tributo e gratidão pela sua estatura eclesial e social, pela atitude vertical e corajosa e sobretudo pela sua sensibilidade perante os pobres, os esquecidos e carenciados de todo o género”.

“Dom Manuel foi, antes de mais, uma expressão concreta, para nós, da imagem inspiradora do Bom Pastor, que Jesus utiliza para falar de si próprio e da sua missão. Pastor que guia, que cuida, que alimenta, mas sobretudo, pastor que oferece a sua vida pelos seus”, acrescentou o bispo de Setúbal, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Ornelas desafiou a comunidade católica a “lutar” pela mudança da sociedade, seguindo os passos de D. Manuel Martins, da “sua indignação perante aqueles que, na Igreja, na política, na economia ou nas organizações sociais, se servem das pessoas em vez de servi-las”.

“Foi também essa preocupação de criação de um mundo mais humano e de relações mais justas e respeitadoras da dignidade, que o levaram a ser homem de pontes, de convergências e colaborações”, prosseguiu

D. José Ornelas deixou votos de que os autarcas eleitos hoje possam tomar “atitudes e ações de verdadeiro serviço ao povo”.

Manuel da Silva Martins nasceu a 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos; foi ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, seguindo-se a frequência do curso de Direito Canónico na Universidade Gregoriana, em Roma.

Pároco da Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, D. Manuel Martins foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes de seguir para Setúbal.

No dia 23 de abril de 1998, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo de bispo de Setúbal.

O funeral de D. Manuel Martins decorreu no dia 26 de setembro, em Leça do Balio, terra natal do primeiro bispo de Setúbal.

PR/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR