Açores: Bispo presidiu a Eucaristia no seminário, «comunidade em permanente crescimento»

D. João Lavrador deu posse à equipa formadora para o próximo triénio

Angra do Heroísmo, Açores, 27 set 2017 (Ecclesia) – O bispo de Angra afirmou que cada ano que começa no Seminário Episcopal, nos Açores, “é uma nova etapa que se traduz na esperada renovação”, na Eucaristia de abertura do ano letivo, na Capela da Natividade.

“Que este ano seja novo, suscite novas energias e nos faça alcançar os objetivos que nos são traçados para a nossa caminhada como comunidade em permanente crescimento, centrada em Jesus Cristo, partilhando os dons pessoais e deixando-se converter pela ação do Espírito Santo em cada um dos seus membros”, disse D. João Lavrador.

O bispo de Angra explicou que o seminário maior “recolhe” de Jesus Cristo e da Sua forma de estar com os Apóstolos “o modo de responder à sua missão”, por isso, os três anos que eles estiveram com Jesus “são inspiradores para a vida” da casa de formação.

“O chamamento que Jesus de Nazaré faz aos Seus Apóstolos, o convite a permanecerem com Ele, a Sua atitude de Mestre com a qual compartilha com eles toda a Sua vida, as experiências apostólicas e o envio em missão, são os autênticos ingredientes da formação na comunidade educativa do Seminário Maior”, desenvolveu.

Na homilia, D. João Lavrador citou a exortação apostólica pós-sinodal ‘Pastores dabo vobis’, sobre a formação dos sacerdotes, do Papa São João Paulo II.

“A inteira vida do seminário, nas suas mais diversas expressões, está empenhada na formação humana, espiritual, intelectual e pastoral dos futuros presbíteros: trata-se de uma formação que apresenta conteúdos, modalidades e características que decorrem especificamente do seu fim principal, que é o de preparar para o sacerdócio”, destacou do documento onde o “saudoso Papa” trata o seminário como “comunidade educante”.

Já do Papa Francisco, o bispo de Angra recordou à comunidade educativa do seminário diocesano a sua mensagem aos consagrados e seminaristas na Colômbia: “A nossa alegria contagiante deve ser o primeiro testemunho da proximidade e do amor de Deus.”

Na Missa de abertura do novo ano letivo D. João Lavrador deu também posse à equipa formadora para o próximo triénio onde foi reconduzido o reitor, padre Hélder Miranda Alexandre, o vice-reitor, o padre Ricardo Henriques, e o diretor Espiritual e o Prefeito de Estudos, os padres Gregório Rocha e Júlio Rocha, respetivamente.

De recordar que o Seminário Episcopal de Angra começou o novo ano letivo com 20 seminaristas, a 18 de setembro, e o tema do “discernimento vocacional” é a trave mestra para toda a sua ação.

Um dos seminaristas vai ser ordenado presbítero no final do ano académico, em junho de 2018.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR