Cerimónia contou com a presença da família real espanhola e cerca de 1800 pessoas
Cidade do Vaticano, 21 ago 2017 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Barcelona homenageou este domingo as vítimas dos atentados terroristas ocorridos na última semana em Barcelona, e que custaram a vida a 15 pessoas, incluindo duas mulheres portuguesas.
De acordo com a Rádio Vaticano, cerca de 1800 pessoas participaram numa missa na Catedral da Sagrada Família, presidida pelo cardeal-arcebispo Juan Omella.
Entre os presentes estiveram também o rei Felipe e a rainha Letícia, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, o presidente da região da Catalunha, Carles Puigdemont; e as autarcas de Barcelona, Ada Colau, e de Cambrils, Camí Mendoza.
Durante a sua homilia, D. Juan Omella encorajou as pessoas a serem “artesãs da paz” no meio da sociedade e a contrariarem juntas uma mentalidade que “corrói e destrói”.
Numa mensagem também dirigida aos membros e responsáveis de outras religiões, incluindo muçulmanos, o cardeal-arcebispo de Barcelona traçou como meta a “unidade” para todos poderem “olhar o futuro com esperança”
“O nosso silêncio e oração, a nossa presença neste lugar sagrado são sinais de repulsa diante a este atentado”, completou.
A realização desta cerimónia foi envolta num apertado plano de segurança, devido ao receio de novos atentados.
JCP