Leiria, 08 ago 2017 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai presidir à Eucaristia da solenidade de Nossa Senhora da Encarnação no dia 15 de agosto, pelas 15h00, na igreja de Santo Agostinho.
O sítio da diocese informa que, após a Missa presidida por D. António Marto, os participantes vão sair em procissão de velas para o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação na cidade de Leiria.
Nos três dias anteriores à festa – entre 12 e 14 de agosto – está previsto um tríduo de preparação espiritual com a celebração da Eucaristia.
O padre Pedro Viva explica ao jornal diocesano ‘Presente Leiria-Fátima’ que o santuário mariano nasceu de uma pequena ermida dedicada ao arcanjo Gabriel, devido aos milagres que, segundo a tradição, ali ocorreram por intercessão de Maria, particularmente de curas a pessoas doentes.
“A devoção cresceu, erigiu-se o belo templo que hoje podemos contemplar e que data de 1588, dedicado a Nossa Senhora da Encarnação”, acrescentou.
Segundo o sacerdote ainda está por fazer todo um trabalho de pesquisa sobre a devoção, “pode ser um excelente meio de evangelização”, e a romaria que se fazia ao santuário na cidade de Leiria.
No jornal da Diocese de Leiria-Fátima, o padre Pedro Viva realça ainda que desde os inícios da história do santuário se constituiu uma confraria que “tem como missão perpetuar a devoção a Nossa Senhora”, preservar o património e organiza a festa em honra de Nossa Senhora da Encarnação.
CB