D. João Lavrador nomeia recém-ordenado sacerdote Jacob Vasconcelos como diretor do Serviço Diocesano de Evangelização, Catequese e Missão
Angra do Heroísmo, Açores, 27 jul 2017 (Ecclesia) – O bispo de Angra publicou o decreto de nomeações para o Ano Pastoral 2017-2018, escolhendo um casal e três leigos como responsáveis de quatro serviços diocesanos.
D. João Lavrador anuncia que Manuel Francisco Tavares de Sousa e Sílvia Fonseca e Sousa vão ser o casal responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral Familiar e Laicado, com a assistência do cónego José Medeiros Constância.
Já as leigas Vitória Furtado e Rute Dias Gregório foram nomeadas, respetivamente, diretora do Serviço Diocesano da Pastoral Social e diretora do Serviço Diocesano dos Bens Culturais da Igreja.
Segundo o decreto das nomeações 2017-2018, a Direção Diocesana da Associação dos Médicos Católicos Portugueses passa a ser liderada pela médica Maria Luísa Gomes.
O padre Duarte Melo vai continuar na Pastoral Social, como assistente, e o cónego Manuel Carlos Sousa vai dar apoio à Associação de Médicos Católicos; para assistente da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja foi nomeado o cónego Adriano Borges.
D. João Lavrador nomeou o recém-ordenado presbítero Jacob Vasconcelos como diretor do Serviço Diocesano de Evangelização, Catequese e Missão.
No decreto das nomeações para o Ano Pastoral 2017-2018, o bispo de Angra realça que o sacerdote é “por excelência uma pessoa comunitária” que faz essa experiência “na comunhão do presbitério diocesano e que promove incansável a comunhão eclesial na sua comunidade cristã”.
Segundo D. João Lavrador, ao presbítero compete “desenvolver os carismas e ministérios” na comunidade para que seja uma “expressão da participação e da corresponsabilidade por parte de todos os batizados”.
CB/OC