Sacerdote francês foi assassinado há um ano
Cidade do Vaticano, 27 jul 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco prestou homenagem ao padre Jacques Hamel, assassinado há um ano por extremistas islâmicos em França, postando uma foto em sua conta na rede social Instagram.
A foto é acompanhada por uma mensagem, em seis línguas, para os mais de 4 milhões de seguidores da conta ‘@franciscus’: “Hoje recordamos Padre Jacques Hamel que, como muitos outros mártires do nosso tempo, dedicou a sua vida ao serviço dos outros”.
A imagem escolhida evoca a Missa que o Papa celebrou a 14 de setembro de 2016, no Vaticano, na qual disse que o padre Jacques Hamel é um “mártir”, considerando “satânico” matar em nome da religião.
O sacerdote octogenário foi morto por fundamentalistas islâmicos que tomaram reféns na igreja de Santo Estêvão du Rouvray, próximo de Rouen, norte de França, antes de serem abatidos pelas forças policiais, a 26 de julho de 2016.
D. Dominique Lebrun, bispo de Rouen, presidiu esta quarta-feira à Missa nesta pequena localidade, com a participação de centenas de pessoas, afirmando que "o ódio não venceu e não vencerá".
No final da celebração foi inaugurada uma placa em memória do sacerdote assassinado, colocada na praça da sua paróquia.
A sessão de homenagem contou com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron.
"Ao assassinar o padre Hamel, junto ao seu altar, os dois jihadistas acreditavam semear entre os católicos de França a sede de vingança e de represálias. Fracassaram", disse o chefe de Estado, elogiando "a força do perdão".
OC