Cáritas: Formação em Doutrina Social da Igreja pode «aumentar» sensibilização entre jovens e adultos

Programa +Próximo reconhecido e impulsionado entre agentes pastorais

Lisboa, 10 jun 2017 (Ecclesia) – Os agentes do programa +Próximo, desenvolvido pela Cáritas Portuguesa, com o objetivo de melhorar a organização e a qualidade da ação social nas dioceses e paróquias, propõem a formação de Doutrina Social da Igreja a jovens e adultos.

As Cáritas diocesanas "propõem a formação de jovens e adultos sobre Doutrina Social da Igreja, podendo este conteúdo abrir à solidariedade e à ação social da Igreja, tal como já está a acontecer em algumas dioceses, nomeadamente na preparação para a celebração do sacramento do crisma", assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O desafio foi lançado esta sexta-feira, durante um encontro que juntou em Fátima cerca de 50 pessoas, de 14 dioceses, onde o programa +Próximo, desenvolvido pela Cáritas Portuguesa foi reforçado e impulsionado.

"O Programa +Próximo está a atingir os seus objetivos: animação e qualificação das comunidades paroquiais, adaptada a cada situação, desenvolvendo uma relação de proximidade e de continuidade com o maior número de paróquias possível, em cada Diocese", destacou o Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, durante o encontro.

"Eugénio Fonseca apelou a uma vivência verdadeiramente comunitária que vai para além dos números: «O mal é estarmos parados à espera de situações ideais que não existem»", destaca o comunicado.

O Presidente desta instituição da Igreja católica acredita que o Programa +Próximo tem permitido maior "dinamização das comunidades, resultando na criação de novos grupos paroquiais de ação social".

O encontro assinalou ainda a "oportunidade de levar a formação para contextos não eclesiais", com destaque para "a temática das Emergências, como dimensão fundamental da Cáritas, que pode ser dinamizado em diversos contextos e “fazer pontes", indica o comunicado.

O presidente da Cáritas Portuguesa assinalou que a "gestão de valências das Cáritas diocesanas não deve impedir a realização deste serviço de proximidade com as paróquias, mas pode despertar novas formas de gestão de pessoas e recursos de forma concertada e complementar".

O encontro tinha como objetivo "a sensibilização das Cáritas diocesanas para a ação da Cáritas em contexto de Emergências e Calamidades, a apresentação o módulo formativo sobre a Pastoral das Migrações, que se encontra em fase de conclusão, e ainda a partilha de boas práticas deste Programa", apresenta o comunicado.

LS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR