Lisboa, 15 jun 2017 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa vai viver hoje a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo nas ruas do centro da capital portuguesa, com uma procissão e a bênção solene no Largo da Sé.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o secretariado da Solenidade do Corpo de Deus 2017 na Diocese de Lisboa informa que as celebrações este ano vão ser presididas pelo bispo-auxiliar D. Joaquim Mendes.
Segundo o programa, a primeira celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é a Eucaristia às 11h30, na Sé Patriarcal.
Após a Missa, a comunidade é convidada a viver um momento de adoração do Santíssimo Sacramento e ao Sacramento de Reconciliação, entre as 13h00 e as 16h00.
A partir das 17h00, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é celebrado nas ruas do centro de Lisboa com uma procissão que parte do Largo da Sé e passa por diversas ruas como a Rua da Madalena, a Praça Martim Moniz e a Praça da Figueira, a Rua da Conceição e o Largo da Madalena de regresso ao ponto de partida.
No fim da procissão e de regresso ao Largo da Sé, pelas 18h30, D. Joaquim Mendes abençoa os presentes.
O comunicado recebido realça que historicamente é a procissão “mais importante” de Lisboa “pelo seu percurso, número de presenças, profundidade de vivência religiosa” e demonstrativo ambiente de fé, e constitui um “cenário cultural e turístico” que dignifica a cidade.
A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.
CB