D. João Lavrador vai assumir a presidência da Comissão Episcopal que coordena o setor da comunicação social
Angra do Heroísmo, Açores, 26 mai 2017 (Ecclesia) – O presidente eleito para a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais disse à Agência ECCLESIA que deseja “valorizar cada vez mais” a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais para fomentar uma “pastoral de comunicação”.
“A partir deste dia podem nascer novos dinamismos para a comunicação social na Igreja”, afirmou D. João Lavrador, acrescentando que todas as comunidades e dioceses devem “alertar em cada ano para a importância dos media”.
Para o bispo de Angra, o Dia Mundial das Comunicações Sociais lembra também o dever que todos os educadores têm na promoção da “boa utilização” dos media, para além de acentuar a função evangelizadora que podem ter.
“É uma forma de valorizar a comunicação social como meio de evangelização e de estimular, em toda a sociedade, que toda a comunicação social pugne pela verdade e caminhe sempre no sentido do bem, da dignificação da pessoa e do bem comum”, acrescentou D. João Lavrador.
O bispo de Angra, que dentro de um mês vai assumir a coordenador do setor da pastoral das comunicações na Conferência Episcopal Portuguesa, lembrou que os media não podem ser analisados apenas como instrumentos, uma vez que os meios “já são conteúdo”.
“Temos uma forma de comunicar através das novas tecnologias, das redes digitais onde o conteúdo e a forma se misturam”, referiu no contexto do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se assinala este domingo.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Concílio Vaticano II e assinala-se desde 1967 a partir de uma mensagem do Papa, que este ano tem por tema “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”.
D. João Lavrador disse que a mensagem do Papa foi “muito bem acolhida” pelos media da Diocese de Angra e os seus colaboradores, desafiados a ir além da “realidade mais negativa dos factos”.
“Eles sentiram que a mensagem do Papa é um incentivo e um alerta para que a comunicação social tenha uma ótica mais positiva, não ficando apenas na realidade mais negativa dos factos”, indicou o bispo de Angra.
Para D. João Lavrador, o Papa Francisco diz na mensagem que o “centro da boa notícia é a pessoa de Jesus Cristo”, que ensina a “olhar a ótica positiva mesmo nos fatos mais negativos”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se assinala em cada ano no sétimo domingo depois da Páscoa, da Ascensão, é o tema da mais recente edição do semanário digital Ecclesia, onde se apresenta a Mensagem do Papa e os desafios colocados aos comunicadores.
PR