Lisboa, 25 mai 2017 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa debateu entre terça e quarta-feira a programação do ano pastoral 2017-2018, no qual quer valorizar a reflexão e leitura da Bíblia nas comunidades católicas.
“A reflexão sobre esta temática, ligada à receção da Constituição Sinodal de Lisboa (CSL), foi o tema central do novo Conselho Presbiteral do Patriarcado, reunido nos dias 23 e 24 de maio no Seminário dos Olivais”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Os participantes nesta reunião de representantes do clero com o cardeal-patriarca e seus bispos auxiliares apontam para a necessidade de uma “maior presença da Palavra de Deus na vida orante”, de “formar grupos bíblicos”, procurar que “a Palavra de Deus presida aos grupos na pastoral”, e “proporcionar o estudo bíblico.
A nota de imprensa aponta alguns objetivos para o próximo triénio, com o tema genérico ‘Fazer da Igreja uma rede de relações fraternas’: ‘Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé’, em 2017-2018; ‘Viver a liturgia como lugar de encontro’, em 2018-2019; ‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’, em 2019-2020;) e um objectivo transversal a todos os anos
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, salientou que “tudo o que a Constituição Sinodal de Lisboa oferece nos seus setenta números é para receber e praticar”, mas assinala quea realidade da diocese é muito diversificada.
“Não parece viável nem desejável uma programação muito detalhada e uniforme”, acrescentou.
Neste Conselho Presbiteral foi eleito o novo secretariado composto pelo coordenador, padre José Manuel Pereira de Almeida; secretário, padre Nuno Amador; e os vogais, padres Daniel Batalha, José Miguel Barata Pereira e Filipe Santos.
OC